Blog

O que significam os símbolos das instruções de lavagem?

Investir em uniformes de qualidade é o primeiro passo para garantir conforto e segurança para os colaboradores de sua empresa. No segundo passo, baseado em manter o valor, é essencial que todos saibam como conservá-los. Por isso, todas as peças recebem etiquetas com símbolos das instruções de lavagem. Respeitando o material de cada uma, esses símbolos apontam a forma mais indicada para lavar, secar e passar.

Os códigos de lavagem de roupas são universais. Como resultado, representam as mesmas recomendações em todo o mundo, o que facilita o entendimento. Mesmo assim, nem todos compreendem o que significam. Para ajudar na tradução, separamos as informações sobre cada símbolo:

 

Fonte: drlavatudo.com

As categorias de lavagem

Cada etapa da lavagem representa uma categoria e possui um padrão de símbolo. A primeira, “Lavar”, indica as instruções de lavagem. Isso inclui se a roupa precisa ser lavada manualmente ou na máquina e a temperatura ideal da água. Em “Alvejar”, a principal informação é se a peça pode ser lavada em cloro ou não.

As categorias três e quatro representam a secagem e o processo de passar a roupa. As instruções de como as peças podem ser secas são bastante específicas e vão desde a secagem dentro da máquina até como devem ser penduradas para o método natural. Com os códigos na etiqueta para passar, é possível saber se o produto pode ou não ser passado e qual a temperatura ideal.

Por último, a categoria “Limpar a seco” conta com instruções normalmente voltadas para empresas especializadas em limpeza de roupas. As informações são ainda mais específicas sobre os tipos de produtos que podem ser utilizados. Nesses casos, sabendo que sua peça deve ser lavada a seco, o mais indicado é a procura por um serviço profissional para evitar danos.

Além das instruções de lavagem, existem dicas simples para cuidar dos uniformes, como o uso de sabão neutro para peças delicadas e a importância de manter o ferro de passar limpo. Dessa forma, sempre atento aos materiais de cada roupa, você terá mais qualidade por mais tempo!